sexta-feira, 7 de maio de 2010

Plenária em Brasilia sobre a Correios SA

34ª Plenária Nacional da Fentect aprova campanha em defesa dos correios


Com a presença de 106 delegados eleitos pelos sindicatos em todo o Brasil, a plenária nacional da Fentect, realizada em Brasília de 27 a 29 de abril, debateu temas como: 1- Reestruturação da ECT com a proposta dos Correios S.A; 2-Condições de trabalho, enfatizando as contratações urgentes; 3- PCCS; e 4- PLR.

Após intenso debate, o entendimento e as reso luções apontaram para a construção de um correio público e de qualidade. Neste sentido, ficou eviden te a importância de ser criado um movimento propo sitivo, que aponte soluções, como a manutenção do monopólio, contratações para eliminar a sobrecarga e os atrasos nas correspondências, o fim das tercei rizações, 6 horas de trabalho para todos os trabalha dores, ampliar os serviços e universalizar cada vez mais, criar unidades com condições melhores e ade quadas, uma RPN com tripulação e aviões próprios, entre outros encaminhamentos para fortalecimento da empresa.

Neste sentido, diante do caos que a ECT atraves sa e do movimento sindical não ter participado da formulação do relatório que analisa todo o cenário atual dos Correios, a plenária se posicionou contrá ria à implantação dos Correios S.A, mesmo com a afirmação do consultor contratado pela Fentect di zendo que S.A não é privatização. Os participantes entenderam que este modelo traz incertezas e riscos para a categoria e, por isso, decidiram convocar um Conrep, (encontro nacional) para o mês de junho, com objetivo de debater o projeto "Correios que Queremos".

Da mesma forma, foi aprovado um calendário de luta (página ao lado), com atos e ações, entre eles a paralisação de 24 horas para o dia 26 de maio, em razão da direção da ECT não cumprir o artigo 17 do acordo Coletivo 2009/2011, que prevê a manuten ção do efetivo e dos postos de trabalho nas unida des. Por isso, a greve se ampara exatamente no des cumprimento do acordo, que prevê a Lei de Greve 7783/89, no inciso I do parágrafo único. A Direção do SINTECT-RJ conclama uma grande mobilização da categoria para irmos à luta, na construção de um Correio público e de qualidade.

Calendário de Luta - Campanha Nacional em Defesa dos correios

03 a 10/05 - Agitação nas bases
14 a 18/05 - Assembleias nos estados para organizar a luta em defesa dos Correios e aprovação do indicativo de greve
19 a 25/05 - Atos públicos
25/05 - Assembleia
26/05 - Paralisação de 24 horas 09 a 15/06 - Acampamentos
14 a 18/06 - Eleições de delegados para o Conrep
16 ou 17/06 - Ato público em Brasília
15 a 30/06 - Agitação nas bases
2ª quinzena/06 - Conrep
19 a 23/07 - Assembleia para estado de greve
09/08 - Assembleia de greve
10/08 - Greve


http://www.sintectrj.org.br/show.asp?cod=638&tipo=n

Nenhum comentário:

Postar um comentário